VIEW ALL GALLERY BESIDES PICTURE UNDERMANTION
VIEW ALL GALLERY BESIDES PICTURE UNDERMANTION

Sunday, October 31, 2010

O Habito da Leitura na Filatelia

Era bom que todos lessem mais, pois não há como passar da condição de juntador de selos, para um filatelista colecionador, se não houver leitura daquilo que já foi estudado e constatado que é bom e necessário para que o colecionador tenha um mínimo de base para balizar sua coleção de uma forma autônoma, sem ficar atrelado a normas muitas vezes pré-estabelecidas por ele, mas que talvez não sejam as mais indicadas para o deslanche de sua coleção para participar de exposições locais, regionais, nacionais e até internacionais.
Para isto, ele terá que ler, participar de cursinhos de filatelia que periodicamente ocorrem em eventos filatélicos promovidos pelos Correios ou mesmo vindo a SPP em dias de palestras e exposições de coleções na sede, onde são mostradas coleções e orientando assim ao pequeno e médio colecionador, pois ao participar ele faz perguntas, ele recebe respostas de como deve proceder para realmente se tornar um colecionador dedicado, com base naquilo que ele leu ou estudou nos livros e literaturas diversas que possuímos na biblioteca, uma das maiores do Brasil.
Para os iniciantes aconselhamos a leitura do Livro “Filatelia” de Ana Lucia Sampaio Loureiro, bem como “Manual de Filatelia” de A. C. Pereira e C. D. César; “Nosso Amigo O Selo” editado pelo Departamento de Filatelia ECT; “Como Colecionar Selos “ de João Carlos Ruller; “Filatelia Aperfeiçoamento Cultural” de Adilson Castello Branco da Cunha; “Selos Postais no Mundo” de Sergio Marques da Silva; “Compêndio de Filatelia de Adalberto Marcus; “Ronda Filatélica” de Francisco Firmino; “Tudo sobre Selos- Filatelia” de Gehisa Saldanha; “Introdução ao Estudo da Filatelia” de Raymundo Galvão de Queiroz. A maioria destes livros já foram editados a muito tempo e não se encontram a venda em livrarias, mas na biblioteca da SPP nós temos para leitura e pesquisa.
Temos grande quantidade de livros também para filatelistas médios e filatelistas avançados, como: “Catálogo de Carimbos Postais” de Ângelo Zioni; “Catálogo de Carimbos do Império” de Paulo Ayres;” Guia Postal do Brasil de 1906; “Diamantina” de R. Koester; “Maximafilia” de Ary Serpa; “Selos Dom Pedro II” de Ruy Carlos dos Santos; “Olhos de Boi e Olhos de Cabra” de José Kloke. Todos estes livros são de edições antigas, mas, além destes temos outros lançados mais recentemente: “Catalogo Enciclopédico de Selos & História Postal do Brasil” da Editora RHM Ltda; “Inclinados” de Manuel Taveira;”Carimbos do Império do Brasil” de Klerman W. Lopes; “Tintureiro” de Armando Ribeiro e Rubens Borges Bezerra; “História Postal de Minas Gerais” de José Francisco de Paula Sobrinho; “Selos, Viagens & Envelopes” de Luiz Antonio Duff de Azevedo; “Falsificações e Fraudações na Filatelia Brasileira, e Catálogo Histórico dos Selos do Império do Brasil” os dois livros de Marcelo G. Studart.
Foram mencionados apenas alguns entre centenas de títulos ou milhares de boletins e revistas filatélicas. Seria impossível relacionar tudo nesta pequena matéria, uma simples chamada para o habito da leitura.
Materiais de pesquisas, consultas, história postal existem muitos, não podemos ler tudo, é impossível, mas pelo menos vamos estudar a área, o tema, o setor da filatelia que colecionamos, para podermos trilhar na filatelia com prazer e cultura.
Apenas como exemplo: Na hora de expor competitivamente não adiantará você colocar 200 selos de aviões a jato, coloridos, modernos, sem história alguma. Será necessário que você inicie por Santos Dumont, seus vôos, com selos, blocos, envelope circulado, aí então com o estudo da história e o estudo postal junto e bem distribuído é que se chega a uma coleção ao nível de competição.
Sabemos que a Internet veio para ficar, que é extremamente útil e moderna, mas não tem ainda condição de ter tudo aquilo que temos em nossa biblioteca, com milhares de títulos e estudos publicados.

No comments:

Post a Comment