VIEW ALL GALLERY BESIDES PICTURE UNDERMANTION
VIEW ALL GALLERY BESIDES PICTURE UNDERMANTION

Sunday, October 31, 2010

A LITERATURA FILATÉLICA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO

AO SERVIÇO DA FORMAÇÃO DE FILATELISTAS

Estremoz, 30 de Outubro de 2004. Comunicação sobre Literatura Filatélica, apresentada no I Encontro Nacional de Escritores e Jornalistas Filatélicos de Língua Portuguesa, promovido pela ANJEF, no auditório da PHILAIBERIA 2004.

Julgo ser pacífica a afirmação de que a Literatura Filatélica é uma classe filatélica como as outras, mas com o valor acrescido de ser indispensável ao fomento, à didáctica e ao desenvolvimento das demais. Vejamos qual o papel desempenhado por diversos tipos de Literatura Filatélica como instrumento pedagógico ao serviço da formação de filatelistas. Nesta viagem necessariamente sucinta, achei por bem hierarquizar estes tipos de Literatura, tomando por base, o meu modo de ver as coisas.

Em primeiro lugar chamo a atenção para aquilo a que se poderá chamar artigos de fomento filatélico ou seja os tão necessários artigos motivadores que possam ter uma palavra a dizer no ingresso de potenciais interessados no coleccionismo de uma dada classe filatélica. Este tipo de artigos funciona como promotores de conversão.

Em segundo lugar considero muito importantes os catálogos de emissões, sejam eles catálogos de selos ou de inteiros postais que inventariam emissões, com os seus ensaios, provas, variedades e erros que vão surgindo no processo de fabrico. Igualmente são importantes os catálogos de marcofilia, sejam elas marcas pré-filatélicas, marcas de correio marítimo, marcas de correio aéreo, marcas de dia, marcas comemorativas, flâmulas ou franquias mecânicas.

Os catálogos são muito importantes para os iniciados pois constituem sempre uma fonte de referência daquilo que há, pelo menos do padrão, ainda que não inventariem tudo que há.

Em terceiro lugar são importantes os catálogos de leilões, nos quais surgem por vezes peças que não estão catalogadas. Onde muitas vezes vêm reproduzidas peças que não aparecem reproduzidas nos próprios catálogos de emissões. De resto a leitura dos resultados dos leilões permite ajuizar as tendências do mercado.

Em quarto lugar realço a importância daquilo a que se poderá chamar artigos didácticos, ou seja artigos que tenham por finalidade a formação filatélica nas suas diversas vertentes, recorrendo a uma linguagem simples e acessível e a exemplos com peças correntes, que impedem que o coleccionismo filatélico seja encarado como algo de inatingível.

Em quinto lugar considero importantes e deveras importantes, os regulamentos filatélicos. E entendo que estes devem ser divulgados junto do filatelista iniciado, afim de poderem ser assimilados e incorporados no seu espírito, sob o risco de coleccionar indisciplinadamente e depois pretender que os regulamentos se adaptem ao modo como ele colecciona. Se não quiser seguir os regulamentos daquilo que colecciona, porque não lhe interessa a competição, tem o direito de o fazer, mas pela menos foi informado.

Em sexto lugar saliento os artigos especializados sobre as emissões, as marcas postais ou sobre um dado tema ou contexto histórico-postal e que regra geral são fruto de intensa e por vezes longa pesquisa do seu autor, que assim divulga o fruto do seu labor e das suas reflexões pessoais.

Em sétimo lugar os livros, quantas vezes com origem em artigos especializados, os quais pela sua dimensão e importância se autonomizaram sob a forma de livros.

Em oitavo lugar, as publicações de exposições filatélicas são também importantes porque além de divulgarem regulamentos e conterem artigos, normalmente artigos especializados, nos dão uma amostragem daquilo que se colecciona num dado momento, bem como de quem o colecciona ou coleccionou, o que é sempre importante saber.

Em nono lugar, os web sites onde encontramos artigos, informações, notícias, bibliografia, índices de publicações, dicionários e glossários de termos filatélicos, regulamentos, calendários exposicionais, resultados de exposições, palmarés de participações, contactos de agremiações e comerciantes filatélicos e que nos dão acesso a catálogos online, livros digitais, revistas filatélicas on line e a web sites de filatelistas, comerciantes filatélicos, leilões filatélicos, portais filatélicos, sociedades, fundações e federações filatélicas, a web sites temáticos, etc.

Julgo ter sido convincente e ter ficado sobejamente demonstrado, o papel insubstituível da literatura filatélica, nas múltiplas vertentes, como instrumento pedagógico ao serviço da formação de filatelistas.

No comments:

Post a Comment