Autor: Geraldo de Andrade Ribeiro Jr
Milhões de pessoas colecionam selos em todo o mundo. O que as leva a isto ? Numa primeira análise, a Filatelia poderia ser considerada apenas como um entretenimento, um simples " hobby ", aliás o mais praticado em todo o mundo. Mas, uma análise mais profunda, logo demonstra tratar-se de uma atividade mais importante : o colecionismo de selos postais, além da idéia básica de entretenimento cultural, é uma arte e uma ciência.
Apesar de ser uma das mais antigas formas de colecionismo, organizada em praticamente todos os países e contando com uma Federação Internacional e quase uma centena de Federações Nacionais, atualmente, a sua prática vem caindo vertiginosamente, em todos os países, em função dos demais modernos meios de entretenimento. No Brasil, a queda de popularidade da Filatelia chega a ser assustadora, analisando-se números e estatísticas recentes, quer de filiação a clubes, quer de vendas do comércio filatélico e da própria comercialização de produtos filatélicos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).
Apesar dos inegáveis atrativos que os modernos meios de entretenimento proporcionam aos jovens e, lembrando-se que um dia já fomos jovens e não tínhamos estas maravilhas eletrônicas que hoje existem..., não se pode deixar de constatar o irresistível charme e o fascínio que estes pequenos pedaços de papel colorido exercem sobre nós. A grande maioria das pessoas já passou por uma experiência filatélica, por mais breve que tenha sido, e quase todos, mesmo não tendo prosseguido na Filatelia, tem uma palavra de atenção, de reconhecimento e mesmo de admiração pela nossa arte.
Portanto, faz-se necessário incrementar a sua divulgação e de forma urgente e com a competência que a questão requer. Para isto, é necessário um trabalho sério e permanente de marketing, realizado por especialistas, contando com a colaboração de educadores e assessorados por filatelistas com experiência em educação em geral ou em cursos de Filatelia, que, embora raros, existem e devem ser convocados para esta tarefa. A Federação Internacional de Filatelia (FIP) vem tendo esta preocupação ha algum tempo, com seu programa de promoção mundial da Filatelia. Em nosso país, a Federação Brasileira de Filatelia, tem procurado, dentro de suas limitações econômicas, a difusão no âmbito da juventude
No comments:
Post a Comment